sexta-feira, 8 de julho de 2016

CARTA DE MACEIÓ:

 POR UMA BNCC DEMOCRÁTICA, PLURAL E CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE.



A proposta de construção de uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica surgiu nos debates dos diversos fóruns de educação, a partir da Constituição Federal de 1988, da LDB 9.394/1996, dos Planos Nacionais de Educação (2001- 2011 e 2014-2024) e dos debates nas Conferências Nacionais de Educação (CONAE 2010 e 2014). E, finalmente foi afirmada como uma das estratégias do atual PNE, e seu processo de debates foi desencadeado com consultas em instâncias municipais, estaduais e nacionais.
A comunidade educacional de Alagoas, no momento em que realiza seu Seminário Estadual sobre a BNCC, recolhendo sugestões de debates realizados em todo estado, não poderia deixar de manifestar sua preocupação com os rumos da política educacional brasileira, tendo em vista as alterações bruscas promovidas pelo governo interino de Michel Temer, que ora implementa um programa não respaldado nas propostas aprovadas pelas urnas em 2014. O desmonte de importantes estruturas do MEC, como a SECADI – Sec. Educ. Continuada, Alfabetização e Diversidade, o desmonte do Fórum Nacional de Educação – estrutura representativa reivindicada pelos educadores desde os projetos iniciais da LDB; e a intervenção no Conselho Nacional de Educação, desrespeitando mandatos constituídos, demonstram uma postura extremamente negativa para a nova gestão do MEC.
O desmonte do financiamento público das políticas sociais com a PEC 241/16, o projeto de alteração da legislação do Pré-Sal e dos royalites do petróleo, são ataques frontais que ameaçam inviabilizar o PNE e todo o financiamento da educação, lançando o país num retrocesso catastrófico, num caos social.
Somem-se a isto dois episódios escandalosos: a recepção do Ministro da Educação de representante da pornografia e de organizações fascistas para debater e propor sobre o currículo escolar, e a edição de calúnias desprestigiosas ao Patrono da Educação Brasileira – Paulo Freire – em página do Wikipédia, promovida por órgão do governo federal, que nos colocam em alerta sobre os destinos da educação brasileira e toda a construção coletiva de políticas públicas que vem se desenvolvendo. As educadoras e os educadores brasileiros há muitas décadas lutam para que a Educação seja reconhecida como política de Estado, independente de governos, gerenciada de forma democrática com a participação da sociedade, com financiamento público, em busca da qualidade socialmente referenciada – qualidade que assegure direitos públicos e subjetivos a cada brasileiro e brasileira.
Assim, ao tempo em que nos dedicamos a contribuir para a construção do texto da BNCC nos preocupamos com seu destino final, para que sejam asseguradas as propostas nascidas dos debates entre educadoras e educadores, para que sejam respeitados os princípios da democracia, da pluralidade, da diversidade, e, sobretudo do direito de aprender e se desenvolver, conforme os textos legais asseguram.
Dispostos a reagir a todo tipo de retrocesso nos direitos sociais, chamamos toda a sociedade para, mais uma vez, defender a Educação Pública, gratuita, laica, democrática, com qualidade social, direito de todos e todas, dever do Estado brasileiro. Somente com os avanços na educação a pátria brasileira encontrará seus caminhos de desenvolvimento e justiça social.



Maceió, 4 e 5 de julho de 2016.


Foram coletadas 197 assinaturas dos(as) participantes do Seminário Estadual da BNCC, Instituições educacionais da educação básica e superior, movimentos sociais e sindicais, professores e estudantes.

Fórum Estadual Permanente de Educação de Alagoas
Secretaria de Estado da Educação de Alagoas
Conselho Estadual de Educação de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas
Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação/UFAL
Instituto Federal de Alagoas
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Alagoas
União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Alagoas
Conselho Municipal de Educação de Maceió
Conselho Municipal de Educação de Messias
Conselho Municipal de Educação de Quebrangulo
Conselho Municipal de Educação de Girau do Ponciano
Central Única dos Trabalhadores
Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos
Fórum Estadual Permanente de Educação do Campo
Fórum de Educação Fiscal/SEFAZ
Membros de 18 Secretarias Municipais de Educação
Membros de 49 Escolas e Centros Educacionais (professores(as) e estudantes)